Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
A deputada federal Carla zambeli (PL), foi presa, nesta terça-feira (29), na Itália. A prisão foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Ele estava licenciada do cargo de parlamentar e deixou o País sem avisar, sequer, ao seu advogado. Sua viagem aconteceu logo depois que o STF a condenou a 10 anos prisão por acusada de ser mentora intelectual da invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ela estava sendo procurada e houve um pedido de extradição ao governo italiano e agora se espera a chegada de Carlos Zambelli para cumprir a pena. No momento ela se encontra numa delegacia de Roma e há um prazo de 48 horas para os italianos decidirem se ela será extraditada.
Carla Zambelli disse que estava alto exilada na Itália por se considerar uma perseguida política no Brasil. A deputada também responde ao processo por ter perseguido um homem, armada com uma pistola, na véspera da eleição de 2022. A tendência é que ela também tenha o mandato cassado.