Na próxima segunda-feira, os parlamentos retomam as atividades, após o recesso, entre os quais a Assembleia Legislativa de Pernambuco. E pelo que se viu nesse período de “férias” dos deputados, o clima deverá se manter acirrado entre a Mesa Diretora, principais comissões e a oposição com o Governo do Estado. A governadora Raquel Lyra (PSD) passou este mês de julho cobrando a aprovação do empréstimo de R$ 1,5 bilhão, que está travado na CCLJ desde março. Líder do Governo na Alepe, a deputada Socorro Pimentel (UB) considera a expectativa de se criar um diálogo. “Acredito na responsabilidade que todos têm para a realização das obras que atendem à população. A gente sabe das necessidades dos pernambucanos e, consequentemente, da autorização dos empréstimos. A parceria entre Governo e Legislativo é fundamental”, ressalta Socorro Pimentel. Mas o presidente da CCLJ, deputado Coronel Feitosa (PL), disse que Raquel Lyra “vai continuar falando”. “O problema é que a governadora terceiriza as responsabilidades porque não tem muito o que mostrar e está indo para uma encruzilhada muito ruim. Eu não tenho ideia fixa de que vou pautar ou não o projeto, mas não vou ceder a esse tipo de pressão. E ainda tem o pedido de empréstimo de R$ 1,7 bilhão que vou distribuir quando voltamos aos trabalhos. Muita gente vai querer relatar e, possivelmente, faremos um sorteio. E a governadora terá de informar o que fez com os empréstimos anteriores”, disse Feitosa. Como se vê, o embate vai continuar.
Conversas em cima do prazo
Os senadores e empresários brasileiros que foram aos Estados Unidos darão início, hoje, às conversas com lideranças comerciais, na tentativa de prorrogar o prazo para o tarifaço entrar em vigor. Só que o tempo está passando e o governo norteamericano mantém a decisão de aplicar a taxa de 50%, a partir da próxima sexta-feira.
Ironias de Michelle
Michelle Bolsonaro ironizou as críticas de que usa roupas de grife e apontou a incoerência dos esquerdistas. “Posso usar grife porque não sou contra o capitalismo. Eles são a favor do socialismo e amam o que o capitalismo pode proporcionar”, disparou, no evento em Campina Grande.
Homenagem a Lucas
O prefeito João Campos (PSB) inaugurou uma praça no bairro de Linha do Tiro e colocou o nome de Menino Lucas. Homenagem ao jovem de 13 anos que morreu vítima de queda de barreira. O espaço de convivência agora tem brinquedos e área de lazer para as famílias.
Moradores aguardam proteção
A Prefeitura de Paulista está querendo construir muros de contenção em ruas dos bairros de Mirueira e Arthur Lundgren II. A equipe até fez vistoria técnica, na semana passada, mas informou que depende da aprovação da Caixa Econômica para a liberação dos recursos federais. Os moradores torcem para a proteção estar pronta em 2026.