Foto: Gleibson Silva/Divulgação
A antiga sede do 18º Batalhão da Polícia Militar começou a ser reformada pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho para servir de base da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). De acordo com o prefeito Lula Cabral (SD), a iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas para ampliar a presença da Guarda Municipal nas comunidades, combater a criminalidade e oferecer mais segurança à população. De acordo com a Prefeitura, o imóvel estava inativo há cerca de quatro anos.
“A criação dessa base da ROMU, na Cohab, representa um avanço importante na política de segurança do nosso município. Estamos implantando um núcleo estratégico que vai ampliar a atuação da Guarda nos bairros, garantindo mais proteção e tranquilidade para a população. A antiga sede do 18º Batalhão ganha agora uma nova missão: ser ponto de apoio para ações ostensivas da Ronda Municipal. É o nosso compromisso com uma cidade mais segura e com o bem-estar de todos os cabenses”, afirmou Lula Cabral.
A ROMU é uma equipe especializada da Guarda Civil Municipal que atua em operações de patrulhamento tático, com foco em áreas de maior incidência criminal e apoio a outras forças de segurança. A nova base também abrigará o Canil da GCM.
O prefeito ressalta a necessidade de ampliar as ações de segurança devido aos índices preocupantes do Cabo. A Prefeitura informou que, dos 294 homicídios registrados na Região Metropolitana, nos seis primeiros meses do ano, 85 aconteceram na cidade.
Lula Cabral chegou a solicitar a convocação da Força Nacional para reforçar a segurança no município, mas a governadora Raquel Lyra (PSD) garantiu que enviará mais policiais militares para o Cabo, com a nomeação dos concursados.