Foto: Wesley D’Almeida/Divulgação
O Ministério da Saúde realiza, neste sábado (5), um mutirão de cirurgias gerais e urológicas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh do País. Os serviços focam em Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da mulher. A programação fez parte do Dia E do Programa Ebserh em Ação.
No Brasil, são esperados, até o final do mutirão, mais de 7 mil atendimentos, mil cirurgias eletivas, 5.600 exames e 1.200 consultas. Em Pernambuco, os atendimentos acontecem no no Hospital das Clínicas, beneficiando mais de 100 pacientes, conforme informações do Ministério da Saúde. O objetivo é reduzir o tempo de espera nas filas do SUS.
Por ser uma ação nacional do Governo Federal, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o senador Humberto Costa (PT), foram os representantes em Pernambuco. Eles estiveram acompanhados pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e o coordenador de gestão da atenção hospitalar da Ebserh, Aristides de Oliveira Neto.
“Tenho trabalho muito ao lado do presidente Lula para trazer ações e investimentos que possam melhorar a qualidade de vida do povo de Pernambuco. A saúde pública para mim é uma das prioridades do nosso Estado. Por isso, que quero, ao lado do ministro Padilha e de todos profissionais da saúde, continuar trazer ações que possam ampliar o atendimento a saúde pública de Pernambuco”, comentou Silvio Filho.
Humberto Costa considera a ação deste sábado como estratégica. “A ampliação das cirurgias eletivas na rede pública resolve demandas históricas da população e aproveita a capacidade instalada do SUS. O Agora Tem Especialistas enfrenta, de forma concreta, um dos maiores desafios do SUS: a espera por procedimentos especializados”, disse o senador.