A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participará da cerimônia de abertura da 29ª edição do Cine PE, que acontece no dia 9 de junho, e aproveitará a ocasião para lançar nacionalmente o Edital de Arranjos Regionais para o Audiovisual. O Cine PE será realizada de 9 a 15 de junho, com sessões no cinema do Teatro do Parque e no Cinema São Luiz.
A iniciativa integra a estratégia do Ministério da Cultura de fomentar o desenvolvimento do setor audiovisual em todas as regiões do país. O novo edital visa fortalecer a diversidade regional, descentralizar os investimentos e ampliar o acesso aos recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
No dia 10, quando o edital já estará em vigor, a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, e sua equipe técnica conduzirão uma apresentação detalhada sobre o edital, esclarecendo critérios, objetivos e mecanismos de seleção dos projetos.
“Há 29 edições, buscamos posicionar o Cine PE como um espaço estratégico para o debate sobre políticas públicas voltadas à cultura e ao audiovisual. A presença da ministra e o fato de termos sido escolhidos como palco desse anúncio reforçam o festival como ambiente de fortalecimento e diálogo”, destacou Alfredo Bertini, diretor do festival.