Foto: Divulgação
Na próxima quinta-feira (22), o Recife sedia o Conecta Latinas, um encontro internacional que reúne cerca de 200 mulheres negras, indígenas, jovens e LGBTQIA+ atuantes na política institucional, em movimentos sociais e em iniciativas de base em mais de 20 países da América Latina, Caribe e África. O evento segue até domingo, na Torre Malakof, localizada na Praça do Arsenal.
Realizado pelo Instituto Update em parceria com 12 organizações que compõem um comitê internacional, o Conecta Latinas tem como objetivo articular ações que vão da formação política ao combate à violência, da comunicação comunitária à incidência institucional. A ideia é juntar mulheres que fazem política onde o Estado não chega e que constroem novas formas de liderar e representar.
O evento também marca o lançamento do Mapeamento de iniciativas de apoio à liderança política na América Latina. É um levantamento inédito feito em parceria com a Better Politics Foundation que identificou e analisou 207 iniciativas que atuam para ampliar a representação de mulheres na política da região. Entre outros destaques da programação, com mais de 20 mesas de debate, estão o Festival de Música e Imaginação Política e a exibição do documentário Igualada, sobre a trajetória de Francia Márquez, atual vice-presidenta da Colômbia.
Epsy Campbell (ex-vice-presidenta da Costa Rica), Robeyonce Lima (ex-deputada estadual em Pernambuco), Valdecir Nascimento (Articulação de Mulheres Negras Brasileiras), Paola Cabezas (deputada nacional do Equador) e Leonela Massocolo (ativista angolana) estão entre os palestrantes confirmados.
“A democracia só se torna real quando reconhece quem já a constrói todos os dias nos territórios. Essas mulheres estão formulando soluções concretas, sustentadas por ancestralidade, solidariedade e coragem política”, destaca Carol Althaller, diretora executiva do Instituto Update. A programação aberta ao público está disponível no institutoupdate.org/conectalatinas