Foto: Rafael Vieira/DP
O evento realizado no Teatro Santa Isabel, nesta sexta-feira (16), marcou a adesão da Prefeitura do Recife ao programa federal Acredito no Primeiro Passo. Participaram o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e o prefeito João Campos (PSB). Através desse projeto, pessoas cadastradas no CadÚnico terão acesso a linhas de crédito junto ao Banco do Nordeste para investir nos seus próprios negócios.
O Acredita foi lançado há oito meses e também visa ofertar uma série de ações integradas voltadas à qualificação profissional e geração de trabalho e renda. Entre elas, estão a oferta de cursos de qualificação profissional, apoio técnico e gerencial para pequenos negócios. Atualmente já existe 28 mil contratos em Pernambuco, sendo 5.200 no Recife.
“Nós queremos alcançar no Recife, em Pernambuco, as condições para a superação da pobreza, levar para a classe média, fazer a população crescer. Estou aqui porque sei que a gestão competente aqui no Recife, dedicada, vai nos permitir um parâmetro de alto nível para ser referência para o Brasil”, disse Wellington Dias.
João Campos também destacou a importância dessa parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social. “A gente sabe que o programa Acredita tem uma ação muito importante, que é poder trazer uma carteira de oportunidade para quem está no CadÚnico, para quem está no Bolsa Família. O Recife vai ser um parceiro disso. Talvez a maior tarefa e o maior desafio, é garantir a força da assistência como um braço regulador das políticas públicas brasileiras”, ressaltou o prefeito.