A reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta segunda-feira (3), foi marcada pelas críticas do líder da oposição, deputado Diogo Moraes (PSB), ao Governo e o rebate da governadora Raquel Lyra (PSDB). Ambos ocuparam a tribuna e, entre outros temas, citaram educação, saúde e segurança.
Diogo falou na condição de líder da bancada oposicionista e reclamou que o Governo está partindo para o terceiro secretário de Educação. Na sua opinião, isso gera instabilidade no setor. Ele afirmou que o Governo não responde sobre o risco de o ano letivo iniciar sem que os alunos da rede estadual recebam merenda, kits escolares e fardamento.
Na questão da segurança, deputado do PSB também apontou aumento dos casos de homicídios de forma alarmante e citou a falta de ações preventivas para evitar o confronto entre torcedores do Sport e Santa Cruz, no sábado passado, no Recife.
Diogo Moraes apontou que há filas de espera para cirurgias eletivas, não há disponibilidade de bolsas de colostomia, entre outros problemas na saúde.
“Testemunhamos uma gestão fechada ao debate e tomada pela letargia administrativa, que perde a oportunidade de construir soluções conjuntas e de evitar desgastes desnecessários. Para governar, é imprescindível saber ouvir, na busca do bem comum. Pernambuco precisa de governança, de planejamento e, sobretudo, de respeito às instituições e às pessoas que fazem o dia a dia do nosso estado”, disparou Diogo.
RAQUEL
Última a falar na cerimônia da Assembleia, a governadora Raquel Lyra chegou com discurso pronto para rebater as afirmações da oposição e garantir que em Pernambuco há um Governo de entregas. Também destacou a parceria com o Legislativo e a importância do diálogo permanente entre os dois poderes.
Raquel assegurou que o secretário interino de Educação, Gilson Monteiro Filho, está cuidando para que os estudantes iniciem o ano letivo com fardamento comprado no Polo de Confecções do Agreste, mais de 600 ônibus escolares e kits, tênis e merenda. Além de mais de nove mil professores contratados.
No quesito segurança, a gestora afirmou que a redução de homicídios em 2024 foi maior que no ano anterior e aumentou o número de vagas nos presídios. Sobre as cirurgias eletivas, Raquel relatou que foram realizadas 160 mil na sua gestão e está investindo na recuperação dos hospitais de emergência.
A governadora enfatizou que, em dois anos, assegurou incentivos para atrair novos negócios, colocou Pernambuco com o melhor do Nordeste em geração de empregos, deu descontos no IPVA, garantiu que o Arco Metropolitano se torne realidade e vem realizando investimentos vultuosos na recuperação das estradas, desde a Região Metropolitana ao Sertão.
Raquel Lyra fez questão de salientar que agora o Governo de Pernambuco trabalha com transparência e base jurídica no uso dos recursos públicos. “Os recursos são aplicados de forma planejada. Essa uma gestão séria”, cravou.