Foto: Ruan Pablo/DP
Por: Mareu Araújo
Do Diario de Pernambuco
No feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o então prefeito eleito da Ilha de Itamaracá, Paulo Galvão (PSDB), anunciou a cirandeira Lia de Itamaracá como sua secretária de Turismo, Cultura e Lazer. No entanto, 17 dias após o início da gestão, Lia afirma que o convite era falso.
“Gente, o convite era fake. Nenhuma resposta, nem reunião, nada, nada e nada! Fico só olhando a deselegância e o caos. Não pedi, não reivindiquei, mas poderia contribuir. Lamentável, prefeito Paulo Galvão”, escreveu Lia de Itamaracá em suas redes sociais.
No Diário Oficial de 1º de janeiro de 2025, Maria Madalena Correa do Nascimento, nome de batismo da cirandeira, consta como Secretária de Turismo e Cultura, na portaria nº 015/2025.
Em nota, a Prefeitura da Ilha de Itamaracá disse que “a prefeitura encontra-se em situação emergencial, diante de problemas deixados pela gestão anterior”.
Ainda segundo a prefeitura, a atual gestão tem, inicialmente, como prioridade, encontrar soluções para a coleta de lixo, o pagamento de débitos em atraso com fornecedores e funcionários, além de analisar os problemas financeiros encontrados.
“Diante do cenário de prioridades urgentes, aguardamos o melhor momento para tratar das ações de turismo e cultura, realização de eventos, festivais e festividades. Por esse motivo, não reunimos a equipe da Secretaria de Turismo e Cultura, o que também inclui Lia de Itamaracá”, justificou a prefeitura.
“Reforçamos nosso compromisso com a cultura, com a valorização da Rainha Lia, nosso Patrimônio Vivo. Aproveitamos para informar que iremos agendar, com urgência, uma reunião com Lia de Itamaracá e sua equipe”, finalizam.
Anúncio
No dia do comunicado, o Diario de Pernambuco entrou em contato com o atual gestor, que afirmou que “Lia de Itamaracá representa a Ilha em todos os lugares por onde passa, tendo até o município em seu nome”.
Na época do anúncio, Paulo contou que seu plano em convidar a cirandeira para seu governo era antigo, desde 2020, quando se candidatou a prefeito da Ilha pela primeira vez.
“Por pouco não fui eleito, mas, desde lá, já era meu pensamento fazer esse convite a Lia. Agora, com a oportunidade, fico muito feliz em ter a maior representante de nossa cultura como secretária de turismo”, disse em entrevista.