Foto: Blog Dantas Barreto
O projeto de lei que estabelece a reestruturação administrativa da Prefeitura do Recife foi encaminhado pelo prefeito João Campos (PSB), nesta sexta-feira (10), à Câmara Municipal. Com isso, os vereadores serão convocados para sessões extraordinárias, na próxima segunda-feira, para que as comissões de Constituição e Justiça e de Finanças dêem os pareceres. Não havendo qualquer problema, o projeto deverá ser votado em plenário na terça-feira.
De acordo com João Campos, o novo modelo administrativo, que também reforça a eficiência da gestão, focada em resultados e para atender demandas específicas da população. “A proposta busca adequar a máquina pública aos desafios emergentes da cidade, com a criação de secretarias estratégicas para alinhar ainda mais a operação da Prefeitura às necessidades dos recifenses”, diz a nota enviada pela Prefeitura.
“O objetivo é construir um modelo de gestão pública moderno, eficaz e voltado para as pessoas, com foco em áreas prioritárias, como a Secretaria de Ordem Pública e a Segurança e da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, todas orientadas por um planejamento robusto e com metas claras para os próximos quatro anos. Com isso, o objetivo é acelerar a execução de políticas públicas capazes de transformar a qualidade de vida dos recifenses”, destacou o prefeito.
Na nova estrutura, será realizada uma recomposição das gratificações, criando mecanismos de incentivo baseados no desempenho das ações de gestão, a partir do desempenho dos servidores. “A Prefeitura busca engajar ainda mais os servidores municipais, valorizando aqueles que entregam resultados concretos e contribuem com indicadores positivos para que a máquina pública seja eficiente e orientada a resultados”, diz a justificativa.
O envio do projeto foi após João Campos realizar a primeira reunião com a equipe que compõem o primeiro escalão da Prefeitura. O encontro começou pela manhã e terminou no início da tarde. O objetivo foi traçar as metas e prioridades da nova gestão.