Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Novas gestões

A partir de hoje, os 5.565 municípios do País terão novos e velhos conhecidos prefeitos para cuidar da vida dos mais de 216 milhões de brasileiros. Como se fala muito, são nas cidades onde moram as pessoas. Apesar das responsabilidades que os governos Federal e estaduais têm, os eleitores foram às urnas, em outubro de 2024, acreditando nas promessas daqueles que estão chegando agora às prefeituras e de quem foi reeleito garantido mais avanços. Questões como segurança, saúde, mobilidade, infraestrutura e empregos são sempre as maiores preocupações, principalmente, nos médios e grandes municípios. Nos menores, a dificuldade é quanto à falta de recursos para a realização de grandes investimentos. São prefeitos que necessitam de ajuda estadual e federal. Em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) vem prometendo apoiar os prefeitos, independentemente das bandeiras partidárias, na metade do seu mandato, que também inicia hoje. Os prefeitos também vivem no aguardo das emendas parlamentares, que ultimamente vêm gerando polêmica entre o Congresso Nacional, Governo Lula e o Supremo Tribunal Federal (STF). Sem esses recursos, muitas obras, projetos e ações não andam. Contudo, a intenção do STF é garantir que realmente as verbas sejam aplicadas integralmente, o destino fique bem claro e o autor da proposta seja conhecido. A exigência é simples: transparência. Quem assume as prefeituras e a população têm confiança de que tudo será melhor a partir de hoje. Que seja assim. Feliz 2025!

Horário das posses

Os prefeitos das três maiores cidades da RMR tomam posse na tarde de hoje. A de Mirella Almeida (PSD) começa às 15h, na Câmara de Olinda. Em Jaboatão, Mano Medeiros (PL) será empossado no Cine Teatro Samuel Campelo, em Jaboatão Centro, a partir da 16h. O também reeleito João Campos (PSB) assumirá o novo mandato em cerimônia marcada para as 16h, na Câmara do Recife.

Foco na próxima eleição

Muitos prefeitos e vereadores que assumirão os cargos hoje já estão de olho nas próximas eleições. Alguns com planos para concorrer a governos estaduais, outros para a Câmara Federal, Assembleia Legislativa e até ao Senado. Prefeituras e câmaras municipais são grandes trampolins.

Votos no Senado

Pesquisa do Congresso em Foco sobre votos a favor de projetos do Governo Lula, em 2024, mostra que, no Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Jaques Wagner (PT-BA) deram 100%. Fernando Dueire (MDB) e Teresa Leitão (PT) deram 92%. Humberto Costa (PT) aprovou 89% dos projetos.

Votos na Câmara

Na Câmara dos Deputados, da bancada pernambucana, Clodoaldo Magalhães (PV) e Carlos Veras (PT) foram os que mais votaram a favor de projetos do Governo Lula: 98%. Coronel Meira (PL), com 26%, e Pastor Eurico (PL), com 27%, deram menos votos favoráveis, em 2024, conforme o Congresso em Foco.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade