No dia 1º de janeiro de 2025, os novos vereadores do Recife tomarão posse e, em seguida, haverá eleição para compor a Mesa Diretora da Câmara Municipal. O clima está pacificado, com a garantia de reconduções do presidente Romerinho Jatobá (PSB) e do primeiro secretário Eriberto Filho (PSB). Com isso, a sigla socialista manterá os dois principais cargos e ainda deverá ficar com mais dois. Um será, possivelmente, a primeira vice-presidência. Isso se dá pela proporcionalidade dos partidos e o PSB elegeu 15 vereadores. A federação PT-PCdoB-PV terá cinco cadeiras e também ocupará vaga na Mesa, assim como o PL, que conquistou quatro cadeiras e o MDB, com três. De acordo com Romerinho Jatobá, a composição da nova Mesa Diretora deverá ser acertada até sexta-feira, já que os vereadores estão em sessão extraordinária para aprovar a reforma administrativa do prefeito João Campos (PSB). Também houve espera pelos anúncios dos futuros secretários municipais, e como apenas um parlamentar deverá ser convocado para a Prefeitura, já é possível definir a divisão da Mesa. Romerinho disse que as bancadas dos partidos estão tratando do assunto internamente para fazerem as indicações. No PL, o cotado é Fred Ferreira, até porque os outros três são novatos. No MDB, Samuel Salazar está no aguardo para saber se continuará líder do Governo ou reivindicará lugar na Mesa Diretora. Na federação PT-PCdoB-PV, por enquanto, apenas Marco Aurélio Filho (PV) demonstrou interesse.
Sivaldo Albino faz suspense
O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), já anunciou 80% do futuro secretariado e, até o final de semana, completará a equipe. Ele fará algumas mudanças e está concluindo as conversas com partidos e aliados. Também vive a expectativa de ver o filho Caio Albino (PSB) assumir o mandato de deputado, caso João Campos (PSB) puxe alguém da Alepe para ser secretário do Recife.
Vagas do PT
O PT continuará comandando duas secretarias da Prefeitura do Recife, mas está tratando sobre quem permanece ou será trocado. No início do ano, houve a tentativa de o titular da Habitação, Ermes Costa, ser substituído pelo seu adjunto, Felipe Cury. Agora é aguardar o anúncio.
Representatividade
No início do Governo Lula, eram 37 ministérios com 11 mulheres e 2 homens e 2 mulheres negros/pardos. Após dois anos, são 38 pastas e há 10 mulheres. A representatividade negra é com 4 mulheres. A única indígena ministra permanece a mesma do começo do Governo.
De Jaboatão para Gilson Filho
O prefeito reeleito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), ainda não anunciou mudanças na equipe, mas o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Edson Queiroz, tomará outro destino. Será assessor do vereador eleito Gilson Machado Filho, no Recife. Queiroz assumiu a pasta jaboatonense, em 2023, por indicação de Gilson Machado.