Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Recife enfrenta desafios para reocupar o Centro, apesar de avanços; entenda

Foto: Rafael Vieira/DP

Por: Malu Mendes

Do Diario de Pernambuco

Mesmo com o crescente investimento de empresas privadas no comércio e atividades do Centro do Recife, a Prefeitura ainda enfrenta desafios para habitar a área central. Na manhã desta terça-feira (17), a chefe de Gabinete do Centro Histórico do Recife, Ana Paula Vilaça, apresentou um balanço das ações realizadas nos últimos três anos para promover essas mudanças.  

Durante o evento, realizado no Gabinete Português de Leitura, ela detalhou as estratégias adotadas, os avanços conquistados e os desafios ainda a serem superados. 

O Centro do Recife, há algum tempo, enfrenta problemas de mobilidade e segurança, além de uma forte queda no fluxo de pessoas. Com o avanço da tecnologia, a dinâmica da região mudou consideravelmente, e muitos estabelecimentos foram desocupados. 

Em 2021, a Prefeitura criou o projeto Recentro, que visa revitalizar a área central, ocupando prédios antigos, atraindo mais moradores, gerando empregos, reabrindo empreendimentos e, assim, impulsionando o desenvolvimento econômico. O objetivo é aumentar a circulação de pessoas na região, tanto para lazer quanto para o trabalho, incentivando, assim, o crescimento e a recuperação do local. 

Avanços

De acordo com a chefe de Gabinete, o maior avanço foi a chegada de investimentos de iniciativas privadas. Ana Paula afirmou que ações como a redução do IPTU, ISS e TDI, além de propostas para atrair investidores, foram fundamentais para esse progresso. 

Em 2024, 31 imóveis foram contemplados com incentivos fiscais e em 2023, apenas 6. Além disso, durante os três anos, mais de 350 empreendimentos foram apoiados, o que gerou cerca de 5 mil novos empregos e atraiu investimentos privados de aproximadamente R$ 350 milhões.

A criação de eventos também tem sido uma tática importante para revitalizar a área. Desde sua criação, o projeto apoiou mais de 1.000 eventos, com destaque para a “Viva Guararapes”, “Recnplay”, “Casa Cor”, “São João na Avenida Rio Branco”, além de iniciativas culturais como a arte urbana, a Feira da Aurora e a Rua dos Amores. 

Apesar dos avanços, a ocupação do Centro do Recife ainda enfrenta grandes desafios, principalmente no que diz respeito à atração de moradia para a região. “A Prefeitura tem avançado, mas também é necessário que as empresas privadas se interessem e vejam viabilidade no projeto”, afirmou Ana Paula Vilaça.

Temos mostrado que é viável com os incentivos fiscais, a infraestrutura já instalada e a localização privilegiada, que conta com polos educacionais, de saúde e muitas ofertas de trabalho. Essas moradias no Centro impactariam diretamente na segurança, pois, quando há pessoas morando no centro, há um fluxo constante, 24 horas por dia, o que melhora a segurança”, explicou. 

Em relação à moradia, a Prefeitura viabilizou 1.055 unidades habitacionais públicas e, além disso, outras 3 mil unidades estão em andamento por meio de iniciativas privadas.  

Próximas ações 

O Recentro tem um plano de ações contínuas, com destaque para o “Distrito Guararapes”, que é o processo de transformação, com revitalizações, novos empreendimentos, mais habitações e maior segurança na área do Centro do Recife.  

Outros projetos em andamento incluem a revitalização do Edifício Trianon e do Cine Art Palácio, para a criação do IFPE que tem como objetivo capacitar até 1.400 alunos, além da recuperação de espaços públicos, como a Praça da Infância e o Parque Treze de Maio. 

Renovação e inovação 

Durante o evento, também foi realizada a reeleição da coordenação da Instância de Governança Cidadã do Recentro (IGCR), composta por representantes da sociedade civil, do poder público, da academia, do setor produtivo e da articulação política.  

Além disso, foi lançado uma nova versão da plataforma digital do Recentro. Embora já existisse um site, a nova versão foi reformulada com um painel interativo, facilitando o acesso dos cidadãos a informações detalhadas sobre o projeto e as ações realizadas na região. 

Homenagem ao Gabinete Português de Leitura 

O evento também marcou a inauguração de uma placa Afetiva Espaços Notáveis dentro do Gabinete Português de Leitura, homenageando o local que é o segundo mais antigo Gabinete Português de Leitura do Brasil.  

Fundado em 1850, o Gabinete é um importante espaço cultural, que abriga o segundo maior acervo lusófono do país e serve como um ponto de encontro entre as culturas brasileira e portuguesa. A placa representa o reconhecimento da importância histórica e cultural do local, que continua a ser um ponto de referência na cidade. 

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade