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Aumentam casos de vazamento de dados pessoais e de chaves Pix

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Do Correio Braziliense

A segurança no sistema Pix é fundamental para garantir a confiança dos usuários e preservar a integridade das transações financeiras em tempo real. Somente em 2024, foram registrados 13 casos de exposição de dados sensíveis relacionados ao meio de pagamento instantâneo — um crescimento significativo em comparação a 2023, em que foi constatado apenas uma ocorrência.

Eleito o meio de pagamento preferido dos brasileiros, vem ganhando novos recursos — entre eles, o pagamento agendado e, posteriormente, pagamento por aproximação. Diante de seu uso abrangente, a proteção contra fraudes e ataques cibernéticos é essencial para evitar prejuízos tanto para usuários quanto para empresas.

Os recorrentes vazamentos de dados envolvendo o sistema Pix têm gerado crescente preocupação entre especialistas, usuários e autoridades. Antonielle Freitas, membro da Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados da OAB/SP, alerta sobre a gravidade da situação. “É alarmante que este seja o 13º vazamento de dados pessoais vinculados ao Pix apenas neste ano. Isso evidencia uma necessidade urgente de revisão e fortalecimento das medidas de segurança adotadas pelas instituições financeiras e de pagamento”, afirma Freitas.

Embora o Banco Central tenha destacado que os dados expostos sejam de natureza cadastral — como nome, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta — e não incluam informações sensíveis, como senhas ou saldos financeiros, os riscos ainda são significativos. Dados cadastrais podem ser usados em golpes de engenharia social, como tentativas de fraudes financeiras e roubo de identidade.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece que as instituições financeiras têm o dever de adotar medidas técnicas e administrativas robustas para proteger informações pessoais contra acessos não autorizados e outros tipos de incidentes. No entanto, casos como esses demonstram que as falhas nos sistemas ainda são recorrentes, comprometendo a segurança dos usuários.

Para mitigar os riscos, o Banco Central orientou que os usuários sejam informados sobre os incidentes exclusivamente por canais oficiais, como aplicativos ou internet banking. Segundo Freitas, essa medida reduz a possibilidade de golpes adicionais, mas deve ser acompanhada de uma política mais ampla de proteção.

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