Foto: Divulgação
A Neoenergia divulgou, nesta quarta-feira (11), o resultado parcial alcançado com a arrecadação de resíduos recicláveis, que já resultou em descontos de R$ 475 mil na tarifa de energia elétrica para 3.800 consumidores de Pernambuco. Até o mês de outubro deste ano, foram recolhidas cerca de 900 toneladas de materiais, através do Projeto Vale Luz, superando as 885 toneladas do ano passado.
Como ainda falta contabilizar os recolhimentos de novembro e dezembro, a Neoenergia está na expectativa de superar ainda mais o recorde já alcançado nos dez primeiros meses deste ano.
“Os números do Projeto Vale Luz nos orgulham e comprovam que nosso trabalho de eficiência energética e educação ambiental está conquistando cada vez mais pessoas. Além de reduzir a poluição, promover o uso eficiente da energia e ampliar a descarbonização, o projeto reverte os resíduos recicláveis em descontos na fatura de energia, o que é muito importante para o nosso cliente”, afirma o supervisor do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa.
De acordo com a empresa, o projeto é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e prevê a troca de resíduos sólidos (metal, papel, papelão, plásticos, vidro, óleo e eletrônicos) por descontos na conta de energia. Desde o início do Vale Luz, a Neoenergia Pernambuco já recolheu 3,8 toneladas de resíduos e concedeu R$ 1.248.164,52 em desconto.
A Neoenergia acredita que tendência é que esses números continuem crescendo. Isso porque as máquinas Retorna Machine têm aumentado o número de participantes e um novo ponto fixo foi inaugurado neste ano, na Várzea. O número de condomínios também tem crescido, o que impacta consideravelmente a quantidade de materiais.