Marcos Amaral foi destituído da presidência do União Brasil (UB) em Pernambuco, mas ele ainda não jogou a toalha. Sabendo que seu recurso apresentado à direção nacional seria derrotado, como foi por 29 votos a zero, ele já avalia com a sua equipe jurídica quais providências tomará. Segundo Amaral, houve uma decisão administrativa, por isso cabe ação judicial. Por enquanto, Ed Jackson continua comandando interinamente a sigla no Estado. Amaral é ligado ao deputado federal Luciano Bivar, que também perdeu o controle nacional do partido para o ex-pupilo Antônio Rueda. Há uma expectativa no grupo Coelho para que o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, assuma o diretório estadual, porém não há prazo. Por outro lado, o deputado federal Mendonça Filho não dá o jogo como resolvido para Miguel, os deputados Fernando Filho e Antônio Coelho e o mentor dos filhos, Fernando Bezerra Coelho. Mendonça votou a favor da intervenção em Pernambuco, entendendo que o UB precisa passar por mudanças e que o grupo de Luciano Bivar não tinha mais o que oferecer. “O afastamento definitivo de Marcos Amaral foi aprovado por unanimidade e Ed Jackson continua na presidência. Já ouvi muitas versões, mas, com relação ao futuro, caberá ao presidente Antônio Rueda e ao vice ACM Neto julgarem a definição da mudança”, avisou o deputado. Na conjuntura estadual, Mendonça Filho é aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB) e o grupo Coelho está com o prefeito do Recife, João Campos (PSB).
Agora é lei no Estado
Depois de Minas Gerais, Pernambuco passa a proibir a comércio e distribuição de serpentinas metalizadas. A Lei promulgada é de autoria do presidente da Alepe, Álvaro Porto, e visa garantir segurança em eventos que reúnem multidões. Em contato com fiação elétrica, as serpentinas podem causar curto-circuito, danos materiais e até mortes.
Iza nos EUA
A University of America comemora o centenário da Biblioteca Oliveira Lima, na cidade de Washington, e uma das homenageadas é a deputada Iza Arruda (MDB). Ela é autora da emenda que garante recursos para o intercâmbio de estudantes na Oliveira Lima Library.
Legado de Flora
Iza Arruda participou de uma Mesa Redonda cujo tema versou sobre “O Legado de Flora Oliveira Lima”. A esposa do diplomata Oliveira Lima residiu em Vitória de Santo Antão e representou o Brasil no Comitê Feminino Interamericano realizado em Havana, no ano de 1928.
O mínimo e as emendas
O ajuste fiscal prevê limitar o crescimento real do salário mínimo em até 2,5% ao ano. O projeto será votado na Câmara Federal em caráter de urgência, sem passar pelas comissões. Apesar de ser uma questão do interesse dos trabalhadores, os deputados só querem analisar após o Governo Lula liberar os R$ 7,8 bilhões das emendas.