Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
As obras de urbanização realizadas pela Prefeitura do Recife, com os R$ 2 bilhões garantidos na operação de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), são vistoriadas pela equipe da instituição financeira. O acompanhamento faz parte da agenda da missão para dar uma visão direta da evolução dos projetos.
Esse foi o maior aporte financeiro feito pelo BID a uma cidade em todo o mundo. As obras priorizam urbanização integrada, macrodrenagem e construção de encostas nos morros.
A equipe do banco se reuniu com o prefeito João Campos (PSB, nessa terça-feira. A missão conta com a presença de especialistas internacionais, como Paola Arrunategui, chefe de operações do BID, e Clementine Tribouillard, especialista em desenvolvimento urbano e habitação.
“Foi uma reunião muito produtiva porque no Recife, atualmente, a gente tem muitas obras em andamento e que estão planejadas para serem executadas nos próximos meses. Somente na Bacia do Tejipió, por exemplo, a Prefeitura do Recife vai investir mais de R$ 300 milhões no alargamento do rio, que vai ajudar a eliminar muitos pontos de alagamento na cidade”, afirmou o prefeito. “A draga já está no Recife e começou a trabalhar. Com planejamento, foco e muito trabalho, a gente tira os projetos do papel e transforma em realidade”, acrescentou.
Esta é mais uma visita de representantes do BID para acompanhar a aplicação dos recursos. Em outras ocasiões, integrantes do BID já vistoriaram obras que estão em curso, como nas comunidades de Vila do Papel e Comunidade do Bem, locais onde estão acontecendo intervenções de urbanização integrada, além da construção de equipamentos sociais importantes.