Foto: Blog Dantas Barreto
A governadora Raquel Lyra (PSDB) considerou, nesta terça-feira (3), natural o resultado da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, com a recondução do deputado Álvaro Porto (PSDB) à presidência para o biênio 2025/2026. Bem como a vitória de Francismar Pontes (PSB) para primeiro secretário, derrotando seu aliado Gustavo Gouveia (SD). Apesar de a futura composição ter cinco parlamentares que não integram a sua base e apenas dois aliados, Raquel disse ao Blog Dantas Barreto, que valeu o consenso na Casa.
“Não tem maioria ou minoria na Mesa. É a Mesa Diretora do Poder Legislativo. É natural que eles possam escolher aqueles que fizeram o consenso. Foram praticamente todos os cargos em consenso. Faz parte da discussão da proporcionalidade e a gente tem muito respeito a todas as escolhas que foram feitas. Desejo muito boa sorte a todos eles. A Álvaro, ao primeiro secretário, na confiança de que vão trabalhar em favor do povo de Pernambuco”, disse a governadora.
Questionada se pretende se encontrar com os integrantes eleitos, Raquel comentou que irá novamente à abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, em fevereiro de 2025. “Deverei estar fazendo a mensagem do Governo na Assembleia e vou poder dar um abraço pessoalmente naqueles que não encontrar até lá”, assinalou.
Apesar de aliados terem avaliado em reserva que, se o Governo tivesse participado das articulações garantiria maior participação na Mesa Diretora, Raquel Lyra reafirmou a intenção de deixar o Legislativo à vontade.
“Eu disse que a eleição na Assembleia Legislativa seria conduzida pela própria Assembleia. Reafirmei lá atrás o compromisso de trabalhar junto com o Legislativo, com diálogo permanente. Isso tem permitido que a gente aprove todos os projetos de lei que foram enviados. Mandei mais ontem e serão aprovados. Tenho essa confiança”, cravou Raquel.
ESPORTES
As declarações da governadora Raquel Lyra foram dadas no ato de reinauguração da pista de atletismo do Centro Esportivo Santos Dumont, que marcou os 50 anos do espaço. Na ocasião, ela esclareceu o objetivo de criar a Secretaria Estadual de Esportes, desmembrando a pasta da Educação.
“O esporte educacional continuará sendo dentro da Secretaria de Educação porque trata da realização das práticas esportivas nas nossas escolas e com os nossos alunos. Mas a gente fortalece o Esporte em Pernambuco a partir de uma secretaria específica, dando ainda mais foco”, defendeu.
De acordo com Raquel, já existe autorização para alterar o orçamento para a Secretaria de Esportes. A governadora acredita que a nova pasta será aprovada pela Assembleia Legislativa, ainda neste mês de dezembro. “O compromisso é esse. A gente tem confiança de que todo mundo está no mesmo sentido. A gente tem toda a ressonância na Assembleia de que temos incentivado com mais orçamento a prática do esporte”, falou. Quanto ao anúncio do titular, a governadora disse que só depois que a secretaria for criada.