Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ana Paula Vilaça é eleita coordenadora da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais

Foto: Divulgação

A chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, foi eleita para coordenar a Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, durante reunião realizada em Brasília. Responsável pelo Programa Recentro, da Prefeitura do Recife, ela terá mandato de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Além da capital pernambucana, fazem parte do grupo Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Salvador (BA).

À frente do grupo de trabalho, Vilaça terá o desafio de fomentar políticas urbanas, sociais e econômicas eficazes para a melhoria da qualidade da promoção dos centros urbanos do Brasil e integrar os municípios participantes.

Durante a posse da nova diretoria da Rede, também foi lançada a Cartilha de Boas Práticas da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais. O conteúdo é resultado do trabalho colaborativo e representa o compromisso de cidades que integram o colegiado em impulsionar o desenvolvimento, reabilitação e preservação dos centros, considerando suas particularidades culturais e urbanas. Neste documento, as ações da Prefeitura do Recife, através do Programa Recentro, ganharam destaques como modelo a ser seguido.

“A Cartilha de Boas Práticas representa um marco importante neste caminho, e esperamos que inspire e oriente iniciativas em muitas outras cidades do Brasil, promovendo a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade nos centros urbanos do país”, afirmou Ana Paula.

Um dos exemplos do Recife apresentados no documento foi a Lei do Recentro, que estabelece incentivos fiscais para que deseja investir nos bairros situados na área de abrangência do programa municipal, com isenções parciais e/ou totais de tributos como IPTU, ITBI e ISS por determinado período. A medida visa atrair empreendimentos para os bairros do Recife, Santo Antônio, São José e parte da Boa Vista, como forma de reabilitar a região central, através da indução da moradia duradoura.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade