Foto: Rafael Vieira/DP Foto
Por Guilherme Anjos
Do Diario de Pernambuco
Os ministros da Casa Civil, Rui Costa (PT); da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB); e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), se reuniram com a governadora Raquel Lyra (PSDB) e prefeitos pernambucanos no Palácio do Campo das Princesas nesta quarta-feira (27).
O encontro a portas fechadas tratou do monitoramento das obras em andamento e previstas com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado.
Estão pactuados R$ 42,9 bilhões em recursos para construir 1.322 empreendimentos no Estado, além de mais de 60 mil habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.
“Cada obra tem um arranjo. Estamos garantindo os recursos, checando com cada prefeito e com o Governo do Estado se as obras tem alguma surpresa, porque às vezes você faz um orçamento, tem uma projeção, e aparece uma surpresa, a sondagem de algo que não foi previsto no projeto, e isso muda o valor do orçamento. O que nós vamos fazer é garantir esse monitoramento”, afirmou o ministro Rui Costa.
A governadora Raquel Lyra fez um balanço do que foi debatido, e agradeceu a presença da “Caravana do PAC”.
“O monitoramento é importante porque traz à mesa todos os atores necessários para fazer com que as obras possam acontecer. Discutimos obras de barragem, de água, mobilidade urbana, saúde, educação. Não tenho dúvidas que, ao final, vamos conseguir fazer entregas importantes para Pernambuco”, disse a tucana.
Esta foi a primeira de três agendas dos ministros em Pernambuco. Após a reunião, vistoriam as obras do Canal do Fragoso e do novo Hospital da Criança do Recife.
A reunião também contou a presença da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), do assessor especial do Ministério das Relações Institucionais, Mozart Sales (PT), e de membros do secretariado estadual.
Dentre os prefeitos, participaram do encontro João Campos (PSB), do Recife; Mano Medeiros (PL), de Jaboatão dos Guararapes; Márcia Conrado (PT), de Serra Talhada; o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, de Paudalho; professora Elcione (PSDB), de Igarassu; Célia Sales (PP), de Ipojuca; entre outros gestores e representantes.