Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tesouro Nacional coloca Pernambuco na lista do Capag B+. Governadora comemora

Foto: Rafael Bandeira/ Secom

A governadora Raquel Lyra (PSDB) recebeu com alívio a informação de que Pernambuco voltou a ter Capag B+, nesta quinta-feira (14), conforme avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional. A nota é referente ao exercício de 2023 e garante que o Estado possa ter acesso a empréstimos e atrair investimentos externos. Isso vinha sendo dificultado porque Pernambuco tinha Capag C, com base nas finanças de 2022.

“Estamos colhendo os frutos de uma das primeiras medidas tomadas, ainda na primeira semana de Governo, que foi a elaboração de um Plano de Qualidade de Gasto, com o objetivo de arrumar as contas do Estado. Com esse plano, conseguimos reduzir gastos e reverter o déficit. Uma vez que recuperamos a credibilidade fiscal, poderemos ampliar os investimentos no Estado e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população”, comemorou Raquel Lyra.

A elevação para B+ pelo Tesouro Nacional foi obtida por meio da avaliação de três variáveis que representam a execução fiscal do Estado: poupança corrente, índice de liquidez e o endividamento, onde Pernambuco obteve as notas B,B e A, respectivamente. O “mais” atribuído ao B é um adicional dado aos estados que perfazem, pelo menos, 95% de cumprimento dos requisitos da Excelência Contábil.

Com uma classificação elevada, Pernambuco volta a ter a possibilidade de captar recursos com melhores condições, incluindo juros mais baixos e prazos mais longos, além de ampliar o acesso a parcerias e financiamentos de organismos nacionais e internacionais. Esse cenário favorece a execução de projetos que contribuem para o crescimento sustentável, a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida para a população pernambucana.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade