Com a confirmação da vitória de Donald Trump na disputa presidencial nos Estados Unidos, na manhã desta quarta-feira (6), o presidente Lula usou o X para dar os parabéns ao republicano. Lula havia deixado clara a sua preferência por Kamala Harris, do Democratas. O presidente brasileiro defendeu o diálogo no mundo, na sua mensagem.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu Lula.
Outros líderes mundiais também se pronunciaram sobre o resultado das eleições norte-americanas. “Pronto para trabalharmos juntos como fizemos por quatro anos. Com suas convicções e as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade”, presidente da França, Emmanuel Macron, falou em trabalhar junto com o republicano.
Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, afirmou que está “ansioso” para voltar a trabalhar com Donald Trump. “Estamos lado a lado na defesa dos nossos valores partilhados de liberdade, democracia e negócios. Do crescimento e da segurança à inovação e à tecnologia, sei que a relação especial entre o Reino Unido e os EUA continuará a prosperar”.
Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, destacou o “maior retorno da história”.