A eleição de Hugo Mota (Republicanos-PB) para presidente da Câmara Federal é assunto resolvido, como disse ontem o deputado Mendonça Filho. Apesar de seu partido, o União Brasil, ter Elmar Nascimento na disputa, a candidatura dele é natimorta. Hugo já conta com 12 partidos lhe dando apoio, com os quatro mais recentes que fizeram o anúncio: PSB, PDT, Cidadania e PSDB. Até o prefeito do Recife, João Campos assumiu interinamente a presidência nacional do PSB e se deslocou para Brasília para sacramentar a aliança. “Temos trajetórias parecidas de, por sermos muito jovens, ter nos confiado tanta responsabilidade. Foi uma posição unânime do partido. Estamos com Hugo não só por gostar dele, mas porque ele representa o melhor caminho. Você chegou com muita capacidade de trabalho por ter palavra e compromisso. Conte com nosso partido e com a nossa bancada”, disse Campos. Assim como Elmar Nascimento, o deputado Antônio Britto (PSD-BA) está na contagem regressiva para jogar toalha e o motivo é o mesmo: falta de apoio. No Senado, a situação de Davi Alcolumbre (UB-AP) também está sacramentada. Ontem, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) declarou apoio ao amapaense, que comandou a Casa justamente antes do mineiro. “Minha posição de apoio a Davi Alcolumbre é clara e conhecida. Ele teve sua continuidade na presidência interrompida, em 2021, devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que interpretou que a reeleição não seria permitida sem mudança de legislatura”, declarou.
Espaço para novas ideias
Na entrevista à CNN Brasil, ontem, a deputada federal Tabata Amaral avaliou que a candidatura dela à Prefeitura de São Paulo e a reeleição de João Campos, no Recife, mostraram que há espaço para ideias novas. Na sua opinião, o PSB pode atrair gente nova, que consiga dialogar com a parcela da população que não se sente representada na política.
Duas vezes 100%
Ao dar posse a seis novos desembargadores, o presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, falou com orgulho que, inicialmente, aumentou em 100% o número de mulheres no pleno, de uma para duas. E ontem de novo em 100%, com mais duas magistradas que chegaram ao Judiciário.
EUA na expectativa
Ao contrário do Brasil, o resultado das eleições nos Estados Unidos não é anunciado no mesmo dia. Os eleitores votam numa cédula grande e em vários assuntos. Claro que o foco principal é a escolha do presidente da República e houve empate técnico até o fim da campanha eleitoral.
Um ano na coluna
Neste dia 6 de novembro completo um ano como titular da coluna Diario Político, um espaço que já foi ocupado por grandes jornalistas que passaram pelo Diario de Pernambuco. Tem sido um ano de muito trabalho e dedicação para levar aos leitores as notícias de Pernambuco e do Brasil. No próximo sábado, o Blog Dantas Barreto também completará um ano. Outra experiência muito gratificante.