Foto: Izabele Brito/PCR
O programa Recentro, implantado pela Prefeitura do Recife, será apresentado no município de Campo dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, na próxima terça-feira (5). O convite foi feito pela CDL. A chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, fará palestra sobre as práticas e desafios do programa.
A pauta de revitalização do Centro do Recife foi um compromisso assumido pela Prefeitura do Recife tanto no cuidado e na manutenção dos prédios históricos como no desenvolvimento econômico, cultural e artístico. A gestão possibilita a concessão de incentivos fiscais para empresários que cumprem os requisitos de restauração, pintura e manutenção e têm seus projetos de negócios aprovados.
“A governança do Recentro tem sido bem sucedida porque investimos no diálogo permanente com os atores estratégicos. Temos de forma permanente articulação com os lojistas e, valorizamos demais a escuta, afinal temos o mesmo objetivo: que é a revitalização do Centro”, afirmou, Ana Paula Vilaça.
Entre as práticas que serão apresentados em Campos dos Goytacazes, Ana Paula Vilaça vai tratar sobre a ação do prefeito João Campos (PSB) de fomentar legislações específicas que beneficiam quem quer empreender no local. Entre os pontos da apresentação está o Atende Recentro, ação realizada recentemente que visou desburocratizar os documentos oficiais dos proprietários de imóveis e investidores junto a diversos órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Bombeiros e Cartório de Notas, por exemplo.
Ana Paula ainda destacará a importância de se fazer chamamento público para envolver empresas nesta reconstrução, como aconteceu com a Boticário que, através de artistas locais, criaram um grande mural de arte na intitulada Rua dos Amores.
As boas práticas do Recentro e ações concretas na capital pernambucana também já foram apresentadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos dias 21 a 24 de outubro. No 8º Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pela Universidade Federal Fluminense, o programa foi apresentado em um dos simpósios temáticos.
De acordo com a Prefeitura, entre as discussões que sempre permeiam o ambiente de pesquisa urbanística e suas modificações, estão o fato da lógica do comércio, que antigamente era pulsante nos centros urbanos, mas que foi perdendo espaço com a consolidação dos shoppings centers com o conforto e comodidade que eles oferecem de climatização e estacionamento. E também a visão de que a gestão pública aliada a grandes parceiros da iniciativa privada são capazes de revitalizar e devolver vida aos centros das cidades.