Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Recado das urnas

O segundo turno, encerrado ontem, apresentou ganhos e perdas de partidos políticos e de lideranças em todo o País. Em Pernambuco, não há dúvida de que a governadora Raquel Lyra (PSDB) saiu muito bem desse processo, diante de números desfavoráveis na aprovação do governo, como apontam pesquisas. Seu partido conquistou 32 prefeituras e, vale destacar que, onde ela se empenhou, o saldo foi mais do que positivo. Deu margem para comparar com o desempenho dos candidatos de oposição que exploraram em demasia as imagens do presidente Lula (PT) e do aprovadíssimo prefeito do Recife, João Campos (PSB). Olinda e Paulista foram os últimos exemplos desse embate particular entre Raquel e João, e que será explorado politicamente pelos aliados do Governo, daqui até 2026. Ainda teve o PSD que, nos bastidores, é visto como futuro partido da governadora e é presidido em Pernambuco pelo ministro do Governo Lula, André de Paula. A sigla conquistou 20 prefeituras. Os socialistas vão insistir na conta de que a soma de todos os seus eleitores ainda é maior que do PSDB, mas a questão vai além disso. Assim como ocorreu no Brasil, em Pernambuco os partidos de centro e de direita ganharam em todas as regiões, muito embora que alguns integrem a base do Governo Federal. Os eleitores dos municípios mandaram o recado para a esquerda, principalmente ao PT, que vive sob a sombra do presidente Lula. Já o PSB e aliados gravitam em torno de João Campos, reeleito com votos da direita e é a única alternativa para reconquistarem o Governo do Estado em 2026.

Abuso de poder de Tarcísio

Em São Paulo , o prefeito Ricardo Nunes (MDB) venceu as eleições, mas pegou muito mal a “denúncia” do governador Tarcísio de Freitas (Rep) sobre orientação de facção criminosa para eleitores votarem em Guilherme Boulos (Psol). O comunicado foi feito no Palácio do Governo e Nunes estava presente, com a votação ainda acontecendo ontem.

Centrão ofusca PL e PT

Jair Bolsonaro viu o PL conquistar 516 prefeituras no Brasil, sendo quatro capitais. Mas não tem como contabilizar vitórias do bolsonarismo porque os partidos do Centrão deram um banho. O grande campeão foi o PSD: 887. O PT cresceu, mas só elegeu 252 prefeitos.

Novas lideranças

A vitória de Mirella Almeida (PSD), no 2º turno, ficará na história de Olinda, pelo placar de 51,38% a 48,62% de Vinicius Castello (PT). Ela fortalece o grupo aliado ao Governo do Estado, mas também se pode observar o surgimento de uma nova liderança na esquerda, com Vinicius.

Prefeito e DP no Roda Viva

O prefeito João Campos (PSB) será o entrevistado no programa Roda Viva, da TV Cultura. Mais um espaço nacional que o gestor recifense ocupa, depois de ter ido a outras capitais para apoiar candidatos a prefeito, no segundo turno. O editor-geral do Diario de Pernambuco, Augusto Leite, estará na bancada de jornalistas.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade