Foto: Divulgação/PMJG
O município do Jaboatão dos Guararapes integra a Região Metropolitana do Recife, mas quase a metade do seu território é zona rural. A área tem engenhos, produção rural e muitos agricultores da economia familiar. É justamente pela proximidade com a Capital pernambucana e das praias do Litoral Sul que a Prefeitura quer incentivar o turismo rural. Nessa segunda-feira (21), equipes de técnicos do Jaboatão e do Sebrae e agricultores estiveram em Conde, na Paraíba, para conhecer experiências do local que possam ser desenvolvidas na cidade pernambucana.
De acordo com o relatório da viagem, “a visita técnica evidenciou como o município do Conde conseguiu transformar seus assentamentos em importantes atrativos turísticos, preservando sua identidade, gerando renda, valorizando a cultura local e promovendo o desenvolvimento sustentável”. “Essas boas práticas servem de inspiração para Jaboatão dos Guararapes, que busca fortalecer o turismo rural como uma estratégia de desenvolvimento econômico e inclusão social para seus agricultores”, acrescenta o texto.
A comitiva visitou locais emblemáticos situados em assentamentos rurais, começando pela Padaria Comunitária das Mulheres Negras do Campo. De acordo com as equipes técnicas, esse é um exemplo da força da economia solidária e o protagonismo feminino na produção de alimentos artesanais. O local visitado também tem o Museu Quilombola do Ipiranga, na comunidade quilombola local, que preserva e promove a história e a cultura local, incentivando o turismo cultural.
Outra característica desse tipo de turismo é conhecer a gastronomia produzida com ingredientes frescos da região. Em Conde, também há o primeiro shopping rural do mundo, onde funcionam uma fábrica de doces, um centro produtos artesanais, alimentação, entre outras atrações.
Em 2023, o Ministério do Turismo divulgou a pesquisa Demanda Turismo Rural, destacando que 74% dos turistas têm interesse de viajar para cidades do interior por conta da proximidade com a natureza e tranquilidade. O mesmo levantamento mostra a preferência de 73% dos turistas pela comida caseira.
Outros 60% dos turistas optam por trilhas em matas, rios e cachoeiras. Cerca de 50% buscam destinos que proporcionam aprendizado e 47% preferem em ações sustentáveis.