Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Deputado José Patriota é velado na Alepe em cerimônia marcada por muita emoção

Foto: Rafael Vieira/DP

Por Mareu Araújo/DP

Do Diario de Pernambuco

O velório do deputado estadual José Patriota (PSB) foi realizado na manhã desta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). Vítima de um câncer no fígado, Patriota estava internado há mais de duas semanas no Hospital Unimed 3, no Recife. 

O corpo do deputado chegou à Assembleia por volta das 11h ao som de aplausos. Na ocasião, amigos, familiares e colegas da câmara se reuniram para prestar suas últimas homenagens ao deputado. 

A Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), escreveu em suas redes sociais que decretará luto oficial pela partida de Patriota. Na Alepe, Lyra afirmou que o deputado foi inspiração para uma geração inteira, incluindo a si mesma. 

“Eu tive a oportunidade de conviver com ele, participando de governo, na Assembleia Legislativa, eu prefeita e ele como presidente da Amupe. Patriota nos ensinou muito sobre a necessidade de nos unir em torno de um propósito. Ele construiu a política com muita largueza, com muita visão de que precisamos nos unir para permitir que as pessoas possam ser mais felizes onde moram, que precisamos enxergar todas elas”, contou. 

“Eu não tenho dúvida nenhuma de que serei parte das pessoas que vão defender o seu legado, mas não sou só eu. José Patriota vai ficar na história, e já tem a sua parte escrita na história de Pernambuco e do Brasil”, afirmou. 

Exaltando seu trabalho como municipalista, o candidato à reeleição e colega de partido de Patriota, João Campos (PSB), declarou que fará uma grande homenagem ao deputado na capital pernambucana.

“Acho que todo prefeito de Pernambuco tem a tarefa, no dia de hoje, de fazer uma homenagem a José Patriota. Decretei luto de três dias na cidade, farei uma grande homenagem a ele na nossa cidade em equipamentos públicos e principalmente fazendo a luta dele, que é lutar pelo povo, que é lutar por quem precisa. Em nome da nossa capital, faço a  minha homenagem e agradeço ao Patriota por tudo que ele fez pelas nossas cidades”, disse. 

Para Sileno Guedes, presidente do PSB no Estado, o crescimento da legenda em Pernambuco se deu sob a liderança de Patriota.

“Ele teve uma vida dedicada à política, em uma jornada que iniciou no Sertão do Pajeú e tomou conta de Pernambuco. Foi um militante aplicado do partido, um militante conhecedor de diversas causas populares e protagonista dessas causas. Então, Patriota deixa um legado de ensinamento para todos nós que militamos no partido”, disse. 

Líder da oposição no plenário, Diogo Moraes (PSB) afirmou que “Pernambuco hoje perde um dos maiores políticos, que tem um legado histórico na luta pelas causas sociais, em prol do sertanejo, em prol do homem do campo. Na política, não deixou nenhuma aresta com nenhum adversário político e carregou na sua vida honra e orgulho do povo sertanejo”. 

Presidente por 10 anos da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), Patriota deixou seu legado se consagrando como presidente de honra da associação. Em seu velório, o atual presidente da Amupe, Marcelo Gouvêa (Podemos), também deixou sua homenagem.

“Patriota sempre foi um homem de consenso, conseguiu, ao longo dos dez anos que esteve à frente da Amupe, conciliar todos os interesses dos prefeitos pernambucanos com os interesses dos governos. Durante o período que foi presidente conseguiu várias conquistas para o municipalismo do nosso Pernambuco e do nosso Brasil. Pernambuco tem uma dívida de gratidão com ele. Hoje o dia amanhece triste”, declarou.

Colega de Patriota na Alepe, a candidata à prefeitura do Recife Dani Portela (Psol) comentou algumas lições que o deputado lhe deixou.

“Ele me chamava essa mulher de luta, mulher guerreira. Ele dizia que: ‘Olha, sempre pondere. Porque eu passei minha vida inteira me dedicando à política, sem feriado, sem férias, sem final de semana. E a política é aquilo que eu acredito, eu faço o que eu acredito, mas não deixa a política tirar os melhores momentos da sua vida. Você está com um filho pequeno, né?’ Ele falava de Jorge”, relembra.

E acrescentou: “Então, Patriota era aquela pessoa que no largo da experiência chamava a nossa atenção para essa arte que a política tem de dialogar, mas a necessidade de você fazer aquilo que você acredita sem se afastar dos princípios que são basilares”. 

Biografia 

O escritor Eugênio Jerônimo finalizava a biografia do socialista. O livro, intitulado “Patriota- Política como paixão pela humanidade”, aguardava data de lançamento.

“Patriota é dessas criaturas que vêm ao mundo para que a gente não perca a crença na humanidade. Inteligência privilegiada, visão integrada de administração: das obras de pedra e cal, à educação, à cultura, ao meio ambiente, à preservação história, tratava como prioridade. A política foi sua forma de manifestar o amor pelo outro. Patriota foi um caçador de soluções. Reunia experiências de todos os lugares para aplicar aos desafios que tinha de enfrentar. É preciso que as novas gerações conheçam sua história, uma história inspiradora”, disse o escritor. 

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade