Foto: Ruan Pablo/DP
A governadora Raquel Lyra (PSDB) empossou Yanne Teles como secretária da Criança e Juventude, nesta quarta-feira (14), ressaltando a capacidade de trabalho da nova auxiliar, mas também chegada no PV ao seu Governo. Na cerimônia, estavam presentes o dirigente do partido em Pernambuco, deputado federal Clodoaldo Magalhães, e os deputados estaduais João de Nadegi e Joaquim Lira. O também estadual Gilmar Júnior já avisou que continua na oposição e não compareceu.
Logo no início da sua fala, Raquel Lyra agradeceu a parceria com Clodoaldo, com quem foi deputada na Assembleia Legislativa. Na entrevista que concedeu depois da posse, a governadora disse que hoje ficou consagrada “a parceria que já tínhamos”.
“Estão aqui os deputados João de Nadegi, Joaquim Lira, prefeitos e prefeitas do Partido Verde, a presença do deputado Clodoaldo Magalhães, que tem uma larga trajetória política em Pernambuco. E agora está emprestando a sua capacidade para nos apoiar. Chega mais junto da gente e é mais um partido para compor o nosso Governo”, esclareceu Raquel.
A governadora também destacou o poder de articulação do deputado “para continuar ajudando em Brasília na parceria que temos com o Governo Federal, nas decisões que temos na Câmara dos Deputados, no fortalecimento do Nordeste, de Pernambuco e da garantia de recursos”. “Clodoaldo já exerce um papel importante lá e vai poder agora estar mais junto de nós. Vamos aproveitar a capacidade de articulação dele em Brasília”, enfatizou.
DIRIGENTE
Clodoaldo Magalhães, por sua sua vez, disse à governadora ser uma alegria participar da gestão estadual de forma efetiva. Lembrou que Raquel sempre agradece a ajuda que o presidente Lula dá ao Estado “e isso aproxima a uma sigla integra a Federação Brasil Esperança”.
O presidente do PV disse ter a expectativa de que “todo o nosso time se integrará ao Governo”. “Não é com cargos, mas espaços que possam contribuir com Pernambuco”, garantiu.
Questionado sobre a decisão de Gilmar Júnior se manter como oposição, Clodoaldo respondeu que o PV dá liberdade para o deputado se posicionar.
Quanto ao fato de seu partido apoiar a reeleição do prefeito João Campos (PSB), enquanto Raquel está com Daniel Coelho (PSD), o dirigente da sigla verde garantiu não ser problema porque Raquel Lyra não é candidata a prefeita.
Ao ser questionado sobre como ficará o PV em 2026, se João disputar o Governo do Estado contra Raquel, Clodoaldo também desconversou. “Eu nunca disse que João Campos será candidato a governador. E ele também nunca disse. Estou pedindo voto para ele ser prefeito”, respondeu.
Clodoaldo Magalhães também assegurou que não houve qualquer pedido de Raquel para o PV apoiar candidaturas em qualquer cidade. O deputado disse que “o momento é hoje”, mas deixou possibilidades em aberto, salientando que a federação PT/PCdoB/PV acabará em 2026, antes das eleições. “Poderá ser mantida ou ser formada outra federação”, assinalou.