Dois momentos na cena política de Pernambuco comprovam a falta de diálogo na Federação Brasil Esperança PT/PCdoB/PV. Um foi a articulação direta entre o comando do PCdoB e o prefeito João Campos (PSB), para que Victor Marques se filiasse à sigla e ser candidato a vice-prefeito do Recife. O episódio mais recente foi a adesão do PV ao Governo de Raquel Lyra (PSDB). O partido ganhou a Secretaria da Criança e Juventude. Quem reclama da falta de diálogo interna da federação é o presidente estadual do PT, deputado Doriel Barros. Ao ser questionado como viu a decisão do PV, ele disse que o assunto não foi conversado. Doriel ponderou que o PV tem autonomia e até o direito de se aproximar de Raquel, mas avalia que a questão deveria ser debatida com os outros partidos. “É necessário uma discussão mais ampla. Está faltando mais conversas, diálogo para alinhar a estratégia da federação, porque senão cada partido vai agir isoladamente”, admite Doriel. Em relação à participação do PCdoB na chapa de João Campos, o presidente do PT lembrou que seu partido fez uma discussão interna e apresentou ao PV e PCdoB as opções para a vice. “E nenhum outro partido demonstrou interesse”, disse Barros. No entanto, em março, o então chefe de Gabinete, Victor Marques, assinou a ficha da sigla comunista e, em junho, já foi apresentado como vice de João Campos. Doriel Barros ressalta que a federação “é um ambiente novo, um processo que estamos vivenciando”. “Mas é um ente para que seja um instrumento de defesa do povo, que esteja no mesmo campo e alinhado no mesmo ideal”, acrescenta o dirigente petista.
Distância educacional
No relançamento do Proupe, que garante bolsa de até R$ 500 para estudantes de autarquias municipais, foram apresentados dados que mostram a distância entre o Brasil e outros países. Deveríamos ter, em 2024, pelo menos 33% dos jovens em universidades, mas são apenas 21%. Na Suíça, são 70%. O Brasil é o 49º em Inovação e 54º em tecnologia.
Comitê socialista
O PSB está concluindo as instalações do Comitê Central da campanha à reeleição do prefeito João Campos, na Estrada do Arraial. Deverá ser inaugurado no domingo. Hoje o candidato decidirá onde será o primeiro ato de campanha de rua no Recife, na sexta-feira.
Tentativa de recorde
Zé Pretinho (Avante), de Quixaba, tenta neste ano alcançar o recorde de ser o prefeito com o maior número de mandatos no mesmo município. Está pela quinta vez no cargo e, se for eleito, chegará ao sexto. Dos nove vereadores, ele tem apoio de oito.
Invenção de 2º turno
Sem conseguir convencer Nicolás Maduro a rever o resultado das eleições presidenciais na Venezuela, o presidente Lula está propondo que o amigo aceite realizar um “segundo turno”. Essa opção não existe nas regras eleitorais venezuelanas e teria de ser criado a toque de caixa. Difícil será convencer Maduro a aceitar essa proposta, diante do cenário em que se encontra o país vizinho.