Amanhã, cinco candidatos à Prefeitura do Recife estarão cara a cara, no debate que acontecerá na TV Jornal. O prefeito João Campos (PSB), como o próprio já havia dito, estará presente para colocar suas propostas. Mas também para se defender e esclarecer os ataques que serão desferidos por Gilson Machado (PL), Daniel Coelho (PSD), Dani Portela (Psol) e Técio Teles (Novo). Como está com uma ampla vantagem na liderança, conforme as pesquisas de intenção de votos, sempre ficava a expectativa sobre João participar ou não do confronto. No debate promovido pela Adufepe, na UFPE, o prefeito optou por não comparecer. O que se viu na ocasião foi o ensaio para o que acontecerá na TV Jornal e também na TV Globo, dia 3 de outubro. O objetivo dos concorrentes será tentar desestabilizar Campos às vésperas do dia da votação. Gilson, principalmente, e Daniel Coelho vão fustiga-lo sobre o caso das creches, apesar de até o momento as denúncias de irregularidades e benesses para aliados políticos não terem surtido o efeito esperado. Outro assunto que Daniel vem batendo é sobre a quantidade de pessoas morando nas ruas e déficit habitacional, que também gerou polêmica entre as duas campanhas. O prefeito, claro, vai falar sobre os seus feitos para tentar neutralizar as críticas. Com isso, ficamos todos no aguardo para avaliar quais as consequências que esse primeiro debate acarretará às campanhas de cada candidato. Porém, se nada de extraordinário acontecer, será difícil reverter o quadro que se consolidou, ao longo da campanha, em favor de João Campos, enquanto a oposição ainda não conseguiu empolgar a grande maioria dos eleitores recifenses.
Reforço de aliados 1
Aliados de peso participaram de atos de campanha dos seus respectivos candidatos a prefeito, no último final de semana que antecedeu o dia da eleição, que será no próximo domingo. Até João Campos (PSB) foi a Olinda pedir votos para Vinícius Castello (PT). O ministro Silvio Costa Filho também se fez presente, por exemplo, em Paulista, com Júnior Matuto (PSB), e em Camaragibe, com Diego Cabral (Republicanos).
Reforço de aliados 2
Raquel Lyra (PSDB) fez campanha para aliados em Araripina, com Camila Modesto (UB), em Petrolina, apoiando Júlio Lóssio (PSDB), e em Caruaru, dando mais um reforço a Rodrigo Pinheiro (PSDB). A vice-governadora Priscila Krause foi a Paulista dar uma força a Ramos (PSDB).
Venezuela na pauta
O presidente Lula viajou para o México, onde prestigiará a posse de Claudia Sheinbaum na presidência. Ele aproveitará para conversar com outros líderes latino-americanos sobre a situação da Venezuela. Lula, porém, foi cobrado por não tratar desse assunto na Assembleia Geral da ONU.
Candidatos suspeitos
A Justiça Eleitoral está fazendo um cruzamento de informações para identificar candidatos que tenham ligações com o crime organizado. Revelação foi feita pela presidente do TSE, ministra Carmem Lúcia, ao O Globo. “Por um lado, existe o direito de votar e ser votado, e os casos de inelegibilidade são definidos pela lei. No entanto, a Justiça Eleitoral não pode ignorar essas questões”, afirmou.