A exoneração de Gabriel Cavalcante da direção da Junta Comercial de Pernambuco, nesta quarta-feira (1), vem sendo atribuída a mais uma retaliação da governadora Raquel Lyra (PSDB), desta vez contra Raul Henry. Procurado pelo Blog Dantas Barreto, o presidente estadual do MDB garantiu: “Nunca pedi nada a Raquel”. “Acho natural a governadora nomear e exonerar qualquer pessoa”, acrescentou.
A ligação a Raul se dá pelo fato de Gabriel ter sido chefe de Gabinete dele na Câmara dos Deputados. Por conta disso, fica a dúvida sobre a decisão de Raquel Lyra, já que o MDB chegou a ter conversas com a governadora, porém a aproximação não se concretizou e o partido realizou um ato para sacramentar o apoio à reeleição do prefeito João Campos (PSB), no Recife. Na Assembleia Legislativa, o deputado Jarbas Filho sempre vota favorável aos projetos do Governo.
O Blog ouviu fontes sobre os bastidores dessa exoneração. No final do ano passado, Raquel teria pedido uma indicação do MDB para compor o primeiro escalão do Governo do Estado. Mas o partido optou por não ocupar espaço.
De acordo com as informações obtidas pelo Blog, Gabriel Cavalcante foi apresentado à governadora pela secretária do Trabalho, Amanda Aires. Mesmo assim, não se pode descartar o recado de Raquel a Raul Henry.