A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (4), o projeto do Governo do Estado que estabelece o pagamento de 100% das diárias aos profissionais da saúde que atuarem em UTIs, nos períodos de emergência. O texto foi apresentado em virtude do aumento de casos do Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), nos últimos meses.
Esse bônus foi a alternativa que o Governo encontrou para incentivar, principalmente, os pediatras a prestarem atendimento. A governadora Raquel Lyra (PSDB) admitiu a dificuldade de contratar esses profissionais. Mas o projeto contempla médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais.
Houve um impasse porque o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) apresentou uma emenda incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem e outras categorias, mas os integrantes das comissões permanentes mostram que esses profissionais já estavam contemplados. Hoje ele apresentou recurso, que foi rejeitado por maioria. O projeto será votado em segunda discussão amanhã.