Nas vésperas de alguns auxiliares do prefeito João Campos (PSB) deixarem os cargos para se colocarem à disposição na disputa pela vice, petistas continuam alimentando a pressão para que o PT fique com a vaga na chapa do socialista. “Estamos no prazo estabelecido pelo prefeito, que são as convenções, como ele mesmo disse. Se João Campos deu prazo, acreditamos nele”, salientou o presidente do partido no Recife, Cirilo Mota. O dirigente ressaltou que a composição na chapa majoritária tem que passar pelo presidente Lula e pelos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão. “O que tem de pesar é o projeto da Frente Popular”, afirmou Cirilo, sinalizando que as conversas não podem ficar restritas às eleições municipais, pois, daqui a dois anos, terá um pleito maior. O secretário executivo de Habitação, Felipe Cury, integra o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT e também considera que o partido precisa ocupar mais espaço. “O PT tem um enraizamento muito grande na cidade do Recife. A gente disputa eleição desde os anos 1980. E tivemos governos exitosos. O partido tem o que mostrar à população e poderíamos contribuir mais. A gente já tomou uma decisão de que a aliança com João Campos é estratégica para o PT. A gente ainda aposta na vice. Uma vice do PT é essencial”, argumentou Cury, durante entrevista à Rádio Folha. João Campos faz mistério e cada encontro dele com o presidente Lula é motivo para especulações. As saídas de secretários e do chefe de Gabinete vão alimentar ainda mais os bastidores e, como lembra Cirilo Mota, o prazo para a decisão é o período das convenções, entre 20 de julho e 5 de agosto.
Zero bronca na Alepe
Deputados do Governo e da oposição fizeram acordo para votar, de forma rápida, o projeto sobre os reajustes dos professores da rede estadual. A categoria já aprovou a proposta e não haverá polêmica na Assembleia Legislativa. A pressa dos deputados é porque o aumento já tem que vir na folha de pagamento de junho. Projeto ainda será enviado.
Mudança suspensa
Na possível mudança de secretários na Prefeitura do Recife, pelo menos na de Habitação está suspensa. O PT priorizou o debate sobre a vice de João Campos (PSB). O titular Ermes Costa continua e o executivo Felipe Cury aguarda para saber se vai substituí-lo.
Quebra de decoro
Os deputados Glauber Braga (Psol) e André Janones (Avante) terão seus processos retomados no Conselho de Ética da Câmara. Braga é acusado de agredir um militante do MBL, enquanto Janones responde pela prática de “rachadinha”.
TCE fará auditoria
O conselheiro do TCE Ranilson Ramos acredita que, na próxima semana, começa a auditoria sobre os gastos da Secretaria Estadual de Educação com o Circuito Literário de Pernambuco (Clipe). O pedido foi feito pela Comissão de Educação da Alepe, por iniciativa do deputado Waldemar Borges (PSB). Auditoria vai avaliar se houve direcionamento, quem idealizou, uso do bônus livro e valor elevado dos livros.