Foto: Karlos Lima / Prefeitura do Paulista
Moradores de áreas de risco do município de Paulista participaram de um simulado preventivo, neste sábado (9), para o caso de terem que sair às pressas, se houver risco de desabastecimento de barreiras. A ação foi coordenada pela Defesa Civil da cidade com participação dos moradores e de instituições como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, SAMU, dentre outros.
Foram utilizados apitos e alertas para a busca por uma rota de fuga na Rua Professor Antônio Teodósio Filho, no bairro da Mirueira, em Paulista. “Aos poucos a gente vai conseguir conscientizar essas pessoas, porque a Defesa Civil trabalha dessa forma. Temos que prevenir, conscientizar as pessoas a se autoproteger”, ressaltou a secretária executiva de Defesa Civil, Cíntia Silva.
Durante as semanas que antecederam ao simulado, os moradores da área também participaram de outras atividades. Primeiro, receberam a visita porta a porta, quando receberam o convite; em outro momento, participaram de oficinas sobre o tema. Além disso, crianças da unidade escolar que também será um dos pontos de encontro, participaram de uma capacitação de agentes mirins, com apresentação de fantoches, sobre a importância de não descartar lixo nas barreiras.
O instrutor de Simulado, Sandro Marinho, explicou que, com esse trabalho em conjunto, é possível minimizar os danos causados pelas chuvas através do conhecimento acerca do que fazer nessas situações de risco. “Ao começar a chuva, tenho que me conscientizar e sair de casa. Claro que vai ser um trabalho em conjunto, como eu falo, é um trabalho de formiguinha, que a gente começou hoje, mas, a Defesa Civil já começou antes do simulado, capacitando esse pessoal para que, no momento que precisar evacuar, eles saibam o que fazer”, explicou Marinho.