A direção da federação Psol/ Rede já dá como certa a candidatura da deputada estadual Dani Portela (Psol) à Prefeitura do Recife. Os dois partidos aprovaram resolução em defesa do seu nome, na reunião realizada na noite de segunda-feira (17). Também foi definido que a convenção municipal para homologar a candidatura será no dia 20 de julho, na Casa Marielle Franco, onde o Psol tem sua base. Fica a expectativa quanto à posição do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede), que ainda espera uma decisão a seu favor do comando nacional da federação.
A Federação PSOL/Rede definiu, em reunião realizada na noite da última segunda-feira (17), que a convenção para homologação da candidatura à prefeitura do Recife será realizada no dia 20 de julho. A atividade acontecerá na Casa Marielle Franco, às 14h, com a realização de um ato político na sequência. Além da data da convenção, a Federação PSOL/Rede aprovou, também, uma resolução em que defende a pré-candidatura da deputada estadual Dani Portela à prefeitura da capital como a opção verdadeiramente à esquerda neste processo eleitoral.
No documento aprovado, a federação Psol/Rede aponta Dani Portela como a única representante da esquerda na disputa recifense. “Esse é um discurso velho, apesar da alardeada juventude do prefeito atual. O Recife é uma das cidades mais ameaçadas pelas mudanças climáticas em todo o mundo. As vidas perdidas durante as chuvas em 2022 são um reflexo do despreparo da cidade para lidar com as mudanças climáticas e um marcante racismo ambiental, aprofundado pela ausência de políticas de habitação. O PSB vem governando o Recife há 12 anos e não se observa uma mudança real, uma mudança estrutural da perspectiva de uma cidade inclusiva. Nós, da Federação PSOL/Rede, propomos essa mudança de forma efetiva”, pontua a resolução.