A janela para os vereadores trocarem de partidos encerrou, nessa sexta-feira (5), e nenhum pode assinar outra ficha a partir de hoje. As mudanças alteraram as composições das câmaras municipais em todo o País e no Recife não foi diferente e boa parte dos 39 parlamentares optaram por tentarem a reeleição por outras siglas. Com as trocas, o PSB, que já tinha uma ampla maioria de 12 vereadores, passa a contar com 15.
A segunda maior bancada passa a ser a do PT, que manteve os três vereadores, mas não ganhou nenhum. Porém, houve mudança na federação da qual os petistas fazem parte, já que o PV passa a ter duas cadeiras e o PCdoB caiu para uma. Com isso, a federação tem seis votos no plenário. Outra federação que ampliou o número de cadeiras foi Psol/Rede, com a filiação de um vereador à Rede.
O PSD e PL também ficaram com três cadeiras. MDB, Republicanos e PP, agora têm dois parlamentares. Novo e Avante, PSDB e PRD contam com um vereador, cada.
Apesar de atualmente a Câmara do Recife ser composta por 39 vereadores, a próxima legislatura terá 37. A redução se dá porque o Censo do IBGE apontou queda da população da Capital, que agora tem 1.488.920 habitantes.
Bancadas:
PSB: Luiz Estáquio, Aderaldo Pinto, Eduardo Marques, Felipe Francismar, Hélio Guabiraba, Joselito Ferreira, Natália de Menudo, Romerinho Jatobá, Wilson Brito, Carlos Muniz, Chico Kiko, Eriberto Rafael, Almir Fernando, Zé Neto e Andreza Romero.
PT: Jairo Beto, Liane Cirne e Osmar Ricardo.
PV: Marco Aurélio Filho e Vitor André Gomes.
PCdoB: Cida Pedrosa.
PSD: Doduel Varela, Júnior Bocão e Davi Muniz.
MDB: Samuel Salazar e Tadeu Calheiros.
Republicanos: Ana Lúcia e Rodrigo Coutinho.
PL: Fred Ferreira, Alcides Cardoso e Paulo Muniz
PP: Michele Collins e Ronaldo Lopes.
Psol: Elaine Cintra e Ivan Moraes
Rede: Ebinho Florêncio.
Novo: Felipe Alecrim.
PRD: Gilberto Alves.
Avante: Alcides Teixeira.