Ontem, terminou o primeiro ano dos mandatos do presidente Lula (PT) e de governadores e governadoras. Como os gestores novatos sempre falam, foi o período de arrumação da casa, principalmente para aqueles que sucederam adversários. E agora passam a ter obrigação de deixarem suas marcas, mostrando que a maioria dos eleitores estava certo quando os elegeram. A partir de agora governam com seus próprios orçamentos e planejamento feito por suas equipes. Tem governante que encerrou 2023 sem tanta aprovação e até mesmo com já dificuldades sob os pontos de vista administrativo e político. Mas têm três anos pela frente para mostrar serviço. E hoje inicia o último ano para prefeitos e vereadores de todo País. Muitos gestores tentarão a reeleição. Alguns em condições melhores que outros, quer seja por trabalho bem feito, liderança política e importantes apoios. Até outubro, quando os eleitores irão às urnas, será o período para consolidar seus nomes. Para quem tentará conquistar prefeituras, é aproveitar cada espaço para mostrar que o prefeito não fez o dever de casa, que a cidade está precisando de um novo gestor e buscar apoios. De quebra ainda terá a polarização ideológica que vem marcando as últimas eleições, muito embora seja mais efetiva nos grandes municípios. 2024 é um ano que promete emoções.
Exigência de Arraes
O presidente do TCE, Ranilson Ramos, diz que os moradores do Agreste têm muito a comemorar com a chegada das águas do Rio São Francisco. São vários pais e mães dessa obra, mas ele lembra que Miguel Arraes só assinou o apoio à transposição depois que Fernando Henrique Cardoso incluiu a Adutora do Agreste no projeto.
Posse no TCE
O conselheiro Valdecir Pascoal será, a partir de amanhã, presidente do Tribunal de Contas do Estado. Assume num ato formal, porque a festa da posse será no dia 8, com presença das principais autoridades de Pernambuco.
Moradores temporários
O IBGE encerrou 2023 criticado pelas falhas do Censo porque muitos municípios apareceram com menos habitantes. Uma das falhas foi não localizar quem se muda para cidades-polo para estudar e trabalhar, porém mantêm os endereços de origem.
Pesquisa favorável
O vereador Rinaldo Júnior (PSB) diz que é animadora a pesquisa do Real Time Big Data que mostra o prefeito João Campos (PSB) disparado na frente. “É resultado de um governo que entrega, principalmente, nas áreas carentes da cidade. Mas temos que manter os pés no chão”, avalia.